Fundação Perseu Abramo mostra que ideias como "faça você mesmo", individualismo, competitividade e eficiência têm aumentado nas regiões periféricas.
Foto: EBC
Para mostrar o imaginário social dos moradores da periferia de São Paulo, a Fundação Perseu Abramo apresentou pesquisa para mostrar o avanço do consumo, da teologia da prosperidade, representada pelas religiões evangélicas, e do empreendedorismo popular. A análise demonstra uma intensa presença dos valores liberais do "faça você mesmo", do individualismo, da competitividade e da eficiência.
A reportagem é publicada por Rede Brasil Atual - RBA, 28-03-2017.
A pesquisa mostra que a população tendencialmente acredita na política, mas não crê em partidos. Além disso, a comunidade reconhece a importância da coletividade, mas almeja crescer individualmente; busca transformações, mas é pouco afeita a rupturas; anseia por novas idéias, mas é também pragmática.
O relatório mostra que esse novo caldo cultural exigirá renovações tanto na forma como se realiza a política partidária, assim como no conteúdo das políticas públicas que se implementam. "Este cenário de descrédito da política, compreensão do Estado como máquina ineficaz, somada à valorização da lógica de mercado e a ideologia do mérito abrem espaços para candidatos e projetos como o do João Doria 'um não político, gestor trabalhador que ascendeu e, por isso, não vai roubar'", aponta a conclusão do relatório.
"A mistura entre valores do liberalismo, do individualismo, da ascensão pelo trabalho e do sucesso pelo mérito, com valores mais solidários e coletivistas relacionadas à atuação do Estado, à ampliação da inclusão social, permeiam a visão de mundo e o imaginário dessa nova classe trabalhadora das periferias de São Paulo", diz a pesquisa.
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