Tuesday, January 24, 2012

Noticias de um governo autoritário

Noticias de um governo autoritário - que usa e abusa do poder público e judiciário para legitimar o seu poder com a força física, ver abaixo:



Secretário da Presidência diz ter sido atingido por bala de borracha em SP
O secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Paulo Roberto Martins Maldos, afirmou nesta segunda-feira que foi atingido por um disparo de bala de borracha na perna esquerda na manhã deste domingo, durante a operação policial para reintegração de posse da área conhecida como Pinheirinho, em São José dos Campos (SP).

Segundo o secretário, que disse ter ido ao local em nome do governo federal para negociar uma solução pacífica para o conflito, não houve chance de conversar com os policiais antes de ser atingido.

A reportagem é de Iara Lemos e publicada por G1, 24-01-2012.

"Quando cheguei ao município, fui informado de que já estava ocupado e que era para eu tomar cuidado [...] Eu peguei meu cartão da Presidência, mas o que recebi foram armas apontadas para mim. Percebendo um perigo real, eu voltei e fui conversar com os moradores [...] De repente, começaram a voar voar bombas de gás", disse.

Ele diz que não houve reação. "Todos estavam perplexos. Todos sairam correndo e eu levei um tiro, que me atingiu na perna. Eu, como representante da Presidência da República, fui atingido por uma bala. Estou indignado", afirmou o secretário nesta tarde.

O comandante da operação, coronel da PM Manoel Messias Mello, disse nesta segunda, em São José dos Campos, que não teve informações de pessoas feridas na ação. “Os fatos primeiro precisam vir ao nosso conhecimento para serem apurados. A partir daí, depois que esses fatos forem confirmados, serão investigados.”

Maldos afirmou que tentou, durante várias vezes, se identificar para os policiais responsáveis pela operação como representante do goveno federal, mas em nenhum momento foi ouvido. Segundo ele, depois de ter sido atingido pelo disparo, ele tentou mais uma vez entrar no local, desta vez acompanhando jornalistas, mas não foi permitido, mesmo mostrando suas credenciais da Presidência da República.

"Um oficial, que não sei o nome, chamou os jornalistas para entrar e eu fui junto. Ele não me deixou entrar e disse: 'Se você quiser, vai pedir para a sua presidente para falar comigo'", afirmou.

Apesar do conflito, o secretário disse que o governo federal segue aberto para o diálogo com o governo do estado de São paulo e a prefeitura em busca de uma solução pacífica para o conflito.

"A gente não pretende assumir o protagonismo nesse processo. Estamos a serviço e à disposição do governo governo e da prefeitura para o diálogo [...]. A gente só está manifestando nossa indignação e não queremos que este fato se repita nunca mais proque isto fere a nação brasileira", afirmou.

'Acordo'

Segundo o secretário, havia um "acordo selado" entre o governo federal, o governo do estado e prefeitura para que, em um período de 15 dias, houvesse negociação sobre o que seria feito com as famílias que ocupavam a área.

"Estou indignado. Foi uma ação imprópria com a comunidade de Pinheirinho", disse. Segundo ele, ao optar pela reintegrção de posse utilizando a ação policial, o governo do estado e a prefeitura optaram pela "violência e a exclusão".

Ainda de acordo com o secretário, a proposta de reintegração de posse é algo que "está sendo estudado porque houve uma mudança no plano diretor da cidade".



Fonte: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/506046-secretariodapresidencia-diztersidoatingidoporbala-deborrachaemsp

No comments:

Militares, ciências, Educação Popular.

A pandemia atual expõe a falácia de alguns dogmas sobre a pós modernidade, ela mesma integra a lista dos enunciados falsos de evidências lóg...