Sunday, November 04, 2007

Recordações filosóficas e suas divergências e convergências de pensamentos

Recordações filosóficas e suas divergências e convergências de pensamentos

“..., devemos estabelecer antecipadamente o que buscamos atingir; depois, devemos examinar por onde podemos chegar lá mais rapidamente, e veremos, pelo caminho, desde que seja o certo, quanto avançamos a cada dia e quanto nos aproximamos do objeto para o qual nos impele um desejo natural” (Sêneca, Sobre a vida feliz, 2005, I. 1, 19).

Comentário: Quais são os verdadeiros objetivos dos políticos em Pindorama?

“Chamo servidão à humana impotência para governar e refrear as afecções. Com efeito, o homem, submetido às afecções, não é senhor de si, mas depende da fortuna, sob cujo poder ele está, de modo que é muitas vezes forçado a seguir o pior, vendo muito embora o que é melhor para si” (Espinosa, Ética, 1992, 355).

Comentário: Será que em Pindorama não sabemos governar e refrear as nossas afecções?

“As coisas boas na história são quase sempre de curta duração, mas mais tarde têm uma influência decisiva no que acontece por longos períodos de tempo. Considere como foi curto o verdadeiro período clássico na Grécia e como ainda nos nutrimos dele hoje em dia” (Arendt, Crise da Republica, 1999, 175-176).

Comentários: Em Pindorama as coisas boas são raras (é difícil identificar algo de bom) e de longa duração e de pouca influência decisiva, mas catastróficas com lições de corrupção - verdadeiros períodos clássicos em nossas terras são os da era Lula na história desse país.

Daner Hornich

No comments:

Militares, ciências, Educação Popular.

A pandemia atual expõe a falácia de alguns dogmas sobre a pós modernidade, ela mesma integra a lista dos enunciados falsos de evidências lóg...