Sunday, December 23, 2007

D. Aloísio uma personalidade que marcou a sua vida na defesa dos mais pobres.

D. Aloísio uma personalidade que marcou a sua vida na defesa dos mais pobres.
Saiu no Terra.

Domingo, 23 de dezembro de 2007, 09h18 Atualizada às 11h14

D. Aloísio Lorscheider morre no RS
O arcebispo emérito de Aparecida, em São Paulo, cardeal d. Aloísio Lorscheider, morreu às 5h30 deste domingo, no hospital São Francisco, em Porto Alegre (RS), por falência múltipla dos órgãos.
» Saiba mais sobre d. Aloísio Lorscheider
» Mande uma mensagem de condolência
Aos 83 anos, ele foi internado no início de dezembro devido a uma retenção de líquidos no corpo. No dia 12, ele sofreu uma convulsão de origem cardíaca e foi transferido para a UTI, onde ficou em coma induzido.
O arcebispo, nascido na cidade gaúcha de Estrela, já tinha sido internado outras três vezes em 2007.
Seu corpo será velado na Catedral de Porto Alegre e o sepultamento será no Convento de Daltro Filho, a 130 km da capital gaúcha. O dia e o horário do sepultamento ainda não foram definidos.
Presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cargo que exerceu por dois mandatos, de 1971 a 1978, d. Aloísio foi nomeado pelo papa João Paulo II como arcebispo de Aparecida em 1995.
Ele renunciou ao posto em janeiro de 2004, passando em seguida a ocupar a posição de arcebispo emérito da arquidiocese.
A arquidiocese de Aparecida recebeu em 2007 a 5ª Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe, que contou com presença do papa Bento XVI.
O papa foi responsável pela missa de abertura da conferência, celebrada no pátio do Santuário Nacional de Aparecida diante de 500 mil fiéis.
"Rogo a todos que conheceram d. Aloísio e se beneficiaram de seu ministério, para que peçam a Deus, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, de quem foi grande devoto, de São José e de São Francisco, que o atraiu à vida religiosa franciscana, que receba na sua glória, o querido irmão, que O amou e O serviu fielmente durante toda vida", afirmou em comunicado d. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida.
Confira o boletim médico na íntegra:
"Faleceu, na madrugada deste domingo, 23 de dezembro, o arcebispo emérito de Aparecida (SP), d. Aloísio Lorscheider. A morte ocorreu às 5h20, no Hospital São Francisco - unidade de cardiologia do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre -, em função do falecimento de múltiplos órgãos.
D. Aloísio deu entrada no hospital em 28 de novembro devido à insuficiência cardíaca, que já apresentava havia meses. O quadro se agravou no dia 11 de dezembro, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e entrou em coma profundo. Esta foi a quarta internação na instituição só este ano".

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI2173008-EI306,00.html

Comentário: D. Aloísio foi uma referência na luta pela democracia (direitos sociais e políticos) no Brasil.

No comments:

Militares, ciências, Educação Popular.

A pandemia atual expõe a falácia de alguns dogmas sobre a pós modernidade, ela mesma integra a lista dos enunciados falsos de evidências lóg...